Soberba é o SENTIMENTO negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de ARROGÂNCIA, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.(Wikipédia).
No livro de Primeira Crônicas capitulo 21, nos deparamos com uma situação muito didática para os nossos dias. O grande rei Davi, homem segundo o coração de Deus, por um pequeno momento, quem sabe um segundo, abre a guarda e deixa-se ser tentado pelo inimigo em seus pensamentos e com isso aborrece a Deus.
Em 1 Cr 21:1-8; Davi é exposto às tentações de Satanás através de sua prosperidade. ele quer saber o quão poderoso é, (SOBERBA), por isso ordena que todo o povo seja contado. Esquece do poder de Deus. É como se fosse por intermédio de sua liderança apenas, que o povo de Israel obtinha as vitórias e crescia, como se somente suas estratégias e experiências fossem suficientes para exercer uma liderança inquestionável pelas estatísticas. Precisamos reconhecer nossa fraqueza e nos apoiarmos somente na força que provém do nosso Deus como está em 2 Coríntios 12:9-10.
O Senhor ama a Davi muito que não poderia deixar de sondar-lhe o coração e ver o rápido desvio dos planos e propósitos que Ele, o Senhor Deus, tinha planejado para aquele seu servo. E rapidamente envia uma mensagem de exortação ao rei, e mesmo assim ainda lhe dá chance de escolher como seria o castigo por sua desobediência, como nosso Deus é tremendo. Pois, o mesmo acontece conosco nos dias de hoje, mesmo errando e deixando em alguns pequenos instantes o caminho e errando o alvo que o Senhor nos propõe, Ele nos dá oportunidades de reconhecermos o erro e voltar ao seu caminho sem termos que passar por provações como a que o rei passou.
Mas, como sempre, do castigo vem a bênção. Para nós, o mesmo sempre acontece. Davi realmente conhecia o Senhor muito bem, apesar de por um momento haver se esquecido disso. Mas quando ele cai em si, prefere cair nas mãos do Senhor, do que esperar por qualquer misericórdia de seus inimigos (vers. 13). Uma grande lição para nós aprendermos também.
Em 1 Cr 21:18-30, Encontramos Deus dirigindo nosso coração para as coisas mais brilhantes. Deus usa Davi para ser aquele que deve escolher o local do altar. Este deverá ser o lugar do glorioso templo de Salomão!(2 Crônicas 3:1). Isto iniciaria uma nova era para Israel em seu relacionamento com Deus. Mas repare que o fundamento de tudo isso era a oferta de sacrifícios (vers. 26). Inclusive Davi, é o primeiro a pronunciar naquele lugar, que ele não daria nada ao seu Deus que não lhe custasse nada, em primeiro lugar custou a vida de milhares de compatriotas, segundo custou o seu orgulho e soberba, vindo a se humilhar e clamar a Deus, pedindo que o castigo recaísse sobre ele e seus familiares pelo seu pecado. Terceiro, custou-lhe um acréscimo de sangue em suas mãos que o impediriam de construir e realizar o maior de seus sonhos, que era construir um templo para adoração a Deus, e em quarto lugar custou-lhe um valor monetário, houve um desembolso dos cofres para aquisição do terreno para a construção do altar e futuramente local do templo. Quando observamos essas atitudes, compreendemos porque Deus o elogia, dizendo que era segundo o seu coração.
Sabemos que ao exercer a liderança de vez enquanto somos tentados a observar e ver de onde saímos e onde estamos ou onde chegamos, mas que não deixemos nosso coração se encher de EGO, ORGULHO ou SOBERBA. Reconheçamos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito. Que exaltemos ao nosso Deus, por tudo o que somos, por tudo o que temos, e por tudo o que viermos a ser, sabendo que para Ele, o nosso Deus, são todas as coisas. Que tudo está no seu controle e fará o melhor para você por causa do seu amor. E Ele é quem nos concede as vitórias diariamente.
Pr. Wilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o assunto acima, se edificou a sua vida.